Seguidores

Palavras ao vento!!!

Vêm os pensamentos, associam-se às palavras, tornam-se ideias e viram uma bola no estômago e como texto é atirado na Web! Sobreviverá somente do alimento gerado pela atenção do leitor !

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A metamorfose !!

Não sei o que responderia se o meu filho perguntasse:

- Papai, fantasma existe? Você tem medo de fantasma?

É possível que eu entrasse em um drama psicológico que só Freud explicaria, uma vez que não faz parte deste século, portanto é isento da impregnação caótica , síndrome da modernidade.

Fantasma – uma figura mito que caminha por longos e longos séculos na imaginação da humanidade, cai em descrédito nesta década, contaminada pela filosofia contemporânea: Levar vantagem em tudo. A degradação de tabus e mitos vem ocorrendo com uma voracidade espantosa e hoje já estão na galeria dos vencidos e esse mal do século ameaça seqüestrar e destruir o sustentáculo da criatividade: a imaginação.

Em séculos anteriores, falava-se muito em fantasma e em imagens assustadoras - Camões que o diga- Objeto de causos de nossos ancestrais nos deixa estarrecidos e preocupados com a mudança nos últimos anos desse mito abstrato que passou para uma imagem de concretude: Funcionário-fantasma, eleitor-fantasma, paciente-fantasma e por aí segue.

A sofisticação chegou a um grau tamanho que surgiu o cliente-fantasma, correntista de banco como qualquer indivíduo movimentando em contas correntes altas somas de dinheiro e com direito ao sigilo bancário garantido pela constituição! Pasmem! É possível até que haja esposas de maridos-fantasmas e até filhos destes brigando por uma eventual herança! E por que não?

O que preocupa qualquer indivíduo consciencioso é a descaracterização dessa mola propulsora da criatividade chamada imaginação. Se não for extraído esse mal, ganharemos um ser real! E em contrapartida perderemos os irreais! E os que habitam nas obras de nossos escritores será que estarão protegidos? Não seria esse caos a razão de não termos hoje um homem pensante, criativo e imaginativo?

(Ademar Oliveira de Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário